Editorial

Não apoie o metal nacional!
Postado em 04 de fevereiro de 2021 @ 13:07 | 468 views

Eu tinha aproximadamente 12 anos de idade quando o rock entrou na minha vida. E a mudou para sempre! Como qualquer garoto, fiquei fascinado com as bandas que, na época, tocavam na MTV (era o início da emissora): Guns ‘N’ Roses, Metallica, Faith No More, Alice In Chains, Sepultura, etc. Com o dinheiro da mesada, logo passei a comprar LPs, cassetes, VHS, revistas de música, camisetas das bandas que mais curtia. Os presentes que eu pedia em aniversários, natais e datas desse tipo eram sempre relacionados ao rock. A primeira camiseta foi a minha mãe que me comprou, uma branca do Guns, com aquela cruz da tatuagem do Axel. Lembro também que logo depois ela me comprou uma do Iron Maiden (The Evil That Men Do) e no mesmo pedido minha mãe comprou uma do Metallica para o meu irmão, que na época também passou a curtir comigo – um tempo depois ele perdeu o interesse pelo rock e essa camiseta acabou ficando comigo. Nunca me esqueço também de uma manhã que acordei e vi uma cópia em LP do Black Album do Metallica – que acabava de ser lançado – que minha mãe tinha me comprado de presente. Me sinto muito emocionado ao lembrar e escrever sobre isso.

Meu primeiro show foi do Guns ‘N’ Roses no Anhembi em São Paulo em Dezembro de 1992. Nessa época meu grande parceiro de rock era meu primo que morava em São Paulo. Por alguma razão ele não iria no show, eu fiquei morrendo de medo de ir sozinho, eu tinha apenas 15 anos. Mas eu estava tão arrebatado pela música e pelo Guns ‘N’ Roses que enfrentei o medo. Meu tio me comprou o ingresso e no dia do show peguei um ônibus de Sorocaba para São Paulo e viajei sozinho pela primeira vez. Ao chegar na rodoviária da Barra Funda, meu tio e meu primo esperavam por mim. Minha alegria foi imensa ao, após nos cumprimentarmos, eles me dizerem que haviam comprado dois ingressos e que meu primo também iria ao show comigo. Não esqueço desse show até hoje, inclusive dos detalhes da ida e da volta. Aliás, me lembro que, ao entrar no Anhembi, durante a revista, fui impedido de entrar com uma corrente com um pingente do Megadeth que o policial falou que poderia ser “arma branca”. Tive que descartar minha correntinha numa caixa com vários outros itens parecidos. Aquele pingente era mais um presente da minha mãe e jogar aquele pingente foi como jogar meu coração naquela caixa. Mas eu o fiz, porque a vontade de ver aquele show do Guns era maior.

Nesses últimos 31 anos, sempre  fui a um show, de banda internacional ou brasileira, pelo desejo, muitas vezes avassalador, de assistir aquele show. Sempre comprei um LP, CD ou camiseta, de banda internacional ou brasileira, pela vontade de possuir aquele item mais do que tudo! Para ouvir, para vestir, me expressar, fazer parte do que sou, como numa extensão da minha identidade.

Quando me lembro do brilho nos olhos do moleque Eliton ao comprar um novo LP, ou da euforia até chegar o dia e a hora de um show, é esse tipo de sentimento que espero que as pessoas tenham ao ouvir uma música de um banda do metal brasileiro.

Não apoie o metal nacional! Viva, o metal nacional!


O pós-headbanger
Postado em 26 de maio de 2020 @ 01:16 | 939 views

E o mundo parou. Perante uma ameaça invisível.
As implicações do isolamento social, ao contrário, são bastante visíveis. Porém necessárias.
O trabalho em home-office, a atividade física no quintal ou na sala de estar… A pior parte talvez seja a privação da socialização, da manifestação de afeto pelo toque, pelo olhar. O desejo do outro tornou-se medo.

No mundo das artes, especialmente da música, as implicações são mesmo impactantes. Seja por sua natureza pública, seja por depender, em grande parte, de uma sociabilidade presencial: os shows!

Para as bandas economicamente grandes, aqui me refiro aquelas bem famosas que fazem shows e turnês o ano todo,  as consequências da pandemia por coronavírus estão sendo mesmo problemáticas. O setor, que já sofreu duros golpes e transformações por conta da digitalização da música, agora também tem sob ameaça sua principal fonte de receitas, que são os shows ao vivo.

Por outro lado, para as bandas do underground, que com muito trabalho conseguem tocar alguns poucos shows por ano, e que precisam fazer esforços descomunais para mobilizar público para esses mesmos shows – esforços esses, na maioria das vezes, frustrados – às mudanças as quais já estamos sendo submetidos podem significar muito mais oportunidades do que desafios.

A desconstrução compulsória da normalidade pode potencializar novas formas de pensar e agir. A criatividade, nesse momento, pode fazer germinar ideias que serão consideradas novas normalidades no pós-pandemia.

As “lives” e os eventos online, como o festival “Roadie Crew – Online Festival”, tem demonstrado certa competência para isso. São mais horizontais e democráticos no acesso ao público e às bandas, possibilitando que novos e mais grupos cheguem até o grande público. A última edição do “Roadie Crew – Online Festival”, por exemplo, foi assistido por mais de 10 mil pessoas só na estreia pelo live-streaming! Se pensado no formato tradicional, um evento com essas características não mobilizaria o mesmo público nem na mais utópica expectativa.

Às margens das características desse tipo de evento online, estão também os hábitos culturais contemporâneos do público, mais especificamente dos headbangers. Dados recentes apontam que cerca de 78% do público que participou desse tipo de evento está na faixa etária compreendida entre 25 e 45 anos de idade. Não obstante, 65% também são do sexo masculino.

Não é difícil traçar um perfil do headbanger contemporâneo. Tampouco entender que no pós-pandemia, o headbanger voltará a frequentar os shows de suas bandas preferidas quando essas vierem ao Brasil. O fetiche heavy metal dos caros e grandes shows em estádios e casas de espetáculos, das pistas vips e do merchandise, terão força econômica e cultural para retornarem, mesmo que isso leve anos. Já o underground está compelido a uma reinvenção. E quem sabe a uma solução: a aceitação de que o pós-headbanger, mesmo antes da pandemia, já preferia curtir metal underground #emcasa.


Idem!
Postado em 22 de agosto de 2019 @ 18:59 | 1.913 views

Identidades são como caminhos para um sentido da vida. Parece haver inevitabilidade em nos identificar com coisas e hábitos para que essas mesmas coisas e hábitos nos tragam algum sentido para cada inspirar e expirar. Penso ser quase irresistível o desejo de nos identificar dentro de certas classificações: roqueiro, headbanger, punk, indie, músico, advogado, gay, trans, não-binário, religioso, ateu, comunista, neoliberal, feminista, terraplanista, mãe, pai, deus, diabo.

Talvez as identidades sejam mesmo essenciais. Inerentes a própria existência. Mesmo que se decida abrir mão de qualquer definição identitária, ainda assim haverá uma profissão, uma condição familiar, um nome que definirá uma identidade. Surgimos ao mundo dentro de um corpo, de uma forma, portanto dentro de uma condição física e biológica inerentemente identitária. Gosto de pensar que a identidade é a própria existência individual e essas coisas e hábitos às quais nos identificamos, são como a própria celebração do existir.

O grande dilema, a meu ver, é quando passamos a nos identificar tanto com essas coisas e hábitos de forma que elas se tornam maiores e mais importantes do que nós mesmos. Parece que passamos a olhar mais para fora e menos para dentro. É como se fosse tão importante ser um fã de Black Metal que, mesmo que eu adore Scorpions, e que músicas do Scorpions tenham marcado vários momentos importantes da minha vida, eu não possa mais ouvir Scorpions. “Vai que alguém me pega ouvindo Scorpions escondido! Eu sou um Black Metal, não posso ouvir Scorpions!”

A concentração no exterior nos faz negligenciar o interior. Um lugar onde, possivelmente, talvez poderíamos encontrar muito mais sobre nossa identidade, muito mais sobre o sentido da nossa vida, do que em qualquer outro lugar fora dali.

É preciso lembrar também que as identidades nos agrupam. E me parece que passamos a nos julgar e julgar o outro a partir de padrões de comportamento dentro desses grupos de identidades. É quando, penso eu, que a identidade escolhida passa a nos cobrar um preço caro: a nossa liberdade! De ser quem realmente somos. Incongruência! Não podemos esquecer que por trás da identidade de um grupo há identidades individuais. E por trás de identidades individuais há identidades tão profundas da qual nem nós mesmos conhecemos.

Não sei se concordam, mas eu também penso que as identidades chegam a estabelecer relações de propriedade. Meu filho, minha esposa, meu amigo, minha banda, meu crush… É como, ao se estabelecer uma identidade relacional com o outro, eu também estabelecesse uma condição de propriedade humana. Em 2019 esse tipo de relação identitária ainda é considerada normal, mas eu ouso pensar que num futuro próximo ainda haverá de ser considerado crime.

Identidades podem ser tão diversas quanto o universo em expansão, mas requerem, sobretudo, responsabilidade. Consigo e com o outro. Aliás, a palavra identidade vem do latim identitas, o mesmo que idem, ‘o mesmo’.

Identidade, em toda sua pluralidade, parece querer nos dizer duas uma coisa só: somos todos iguais. E diferentes.


Top 10 Bandas Preferidas
Postado em 22 de julho de 2019 @ 17:46 | 1.183 views

 

O tempo anda curto para pensar e escrever um novo editoral. Pra não passar muito tempo em branco sem material novo aqui, vou postar minha lista de 10 bandas preferidas.

Fiquem a vontade para postar a lista de vocês nos comentários também.  🙂

 

1- Black Sabbath
2- Yes
3- The Beatles
4- Genesis
5- Alice In Chains
6- Iron Maiden
7- Queensrÿche
8- Fates Warning
9- Stone Temple Pilots
10 – Killing Joke

 


Nascemos e morremos. Nesse intervalo, assediamos o sucesso.
Postado em 24 de maio de 2019 @ 13:17 | 1.021 views

Parece haver inerência entre a percepção ocidental de sucesso e a tríade poder, fama e riqueza. Sob diferentes contextos, a persona ocidental de certa forma dedica toda sua vida à busca por essa condição de sucesso. Na música, principalmente no rock, baseado em minhas experiências profissionais e pessoais, percebo quase uma obsessão por poder, fama e dinheiro – um verdadeiro assédio a essa categoria de sucesso!

Talvez porque, há 70 anos, desde seu limiar, o rock vem estabelecendo fortes ligações com o mercado. Seria estranho imaginar algo diferente considerando que o estilo musical nasceu em berço neoliberal. Aliás, o espírito libertário do rock caiu muito bem para a causa neoliberal. Lobo em pele de cordeiro, o mercado se aproximou do rock e transformou rebeldes e vagabundos em músicos milionários platinados! Um case dos sonhos! Depois do começo com Elvis e a Beatlemania, nas três décadas seguintes o mercado veio garantindo que o rock sempre estivesse no topo dos mais vendidos! E o rock, por sua vez, foi iludido, enganado. Coitado.

Quando a indústria fonográfica, que mediava a relação entre mercado e rock ‘n’ roll, atingiu seu declínio, o mercado, por padrão, fez do rock ‘n’ roll objeto de descarte. Dessa relação sobraram os antigos discos de vinil, fitas cassete, CDs e DVDs, tudo sendo vendido nos melhores sebos da sua cidade.

Mas ainda hoje é difícil, para os músicos e para toda cadeia de profissionais ligados à música, e talvez principalmente para o fã, se livrar dessa concepção de sucesso sustentada por valores econômicos, portanto de poder e fama. Hoje, para que um disco/música seja bem-sucedida, ela tem que estar nas playlists do Spotify! Para que uma banda seja bem-sucedida, ela tem que ter muitos seguidores no Face e suas fotos precisam sempre bombar no Insta. E os shows… Ah os shows! Esses têm que sempre estar lotados!

A maior tragédia é quando o sucesso vira lembrança. E muitas vezes é preciso conseguir poder, fama e riqueza, “chegar lá” de fato, para se perceber que o sucesso aconteceu, passou, ficou pelo caminho, e nem percebemos.

Gandhi dizia que “o sucesso não está apenas na conquista, mas em todo percurso”. Eu pessoalmente gosto dessa definição de sucesso.
Qual é a sua?

Sugestão Cultural:  Vale a pena assistir e comparar os longas “The Dirt” e “The Story Of Anvil”. Há muito mais em comum do que a aparente distinção mensurada por uma concepção de sucesso. 


 
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