“Verticalidade da Morte” por Eliton Tomasi
Postado em 04 de fevereiro de 2021 @ 15:43 | 200 views


Trabalho de conclusão do curso “Laboratório de Arte Contemporânea com Marcelo Denny

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesse trabalho explorei o Lambe-Lambe, uma das várias possibilidades da arte urbana, para expressar uma visão de que as esferas de poder no mundo ocidental são estabelecidas através do medo (da morte) de forma vertical. As faces de líderes políticos contextualizam-se sob o maior símbolo de liderança religiosa ocidental. A submissão, pelo contrário, é horizontal, como um cemitério, mas há sempre uma possibilidade de mudança e inversão.

Como trabalho de conclusão desse curso – realizado no Sesc – o objetivo era expor os trabalhos dentro das dependências daquela unidade, porém a decisão de se expressar pelo Lambe-Lambe remetia a memórias de quando eu colava Lambe-Lambes na cidade para a divulgação de shows de rock e por ser uma forma de expressão artística democrática, possível a todos, e não apenas a visitantes de galerias e exposições. A proibição da colagem do Lambe-Lambe em área pública também reverberou a intenção de subverter a ordem (do poder).
Mesmo com a referencia ao art-pop numa tentativa de trazer leveza, o trabalho sofreu represálias na abertura da mostra e foi rasgado pela população. Meu professor, na época, disse que, por isso, o trabalho havia atingido seu objetivo.
A memória e tudo o que pude aprender com esse grande mestre que foi o Marcelo Denny, continua vivo dentro de mim.

Fotos: Adriano Sobral

 

Deixe seu comentário / Leave your comment




 
VALHALLA por Eliton Tomasi - All Rights Reserved 2017
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com